segunda-feira, 31 de maio de 2010

Dicas de ouro!

Blog: Bio-Log, do latim-grego-arcaico-ango-saxônico, significa numa tradução totalmente ao pé da letra com a minha interpretação: arquivar os acontecimentos de alguém (ou algo).

E este é um blog de casamento onde pretendemos auxiliar pessoas nessa difícil jornada que é o casamento. Escrevemos aqui sobre aquisição de bens (apê e carro), buffet e viagens, mas não escrevemos ainda sobre o que realmente importa num casamento. E o que realmente importa?

Então vamos lá...

Como disse nosso amigo Lulu Santos: "Aviso aos navegantes, tem mais alguém aí? Só ouço o som da minha própria voz a repetir... SOS solidão, uou uououououououuu"

Dica número 1: Solidão x Companhia
O casamento é o início de uma vida à dois, onde provavelmente esses dois se transformarão em uma família, seja pela vinda de filhos ou então pela proximidade com os parentes (primos, sogros e cunhados) ou ainda pela criação de uma família de amigos. Se você não souber ser uma boa companhia para sua mulher ou para seu marido, que é a pessoa que vc ama, vc não será uma boa companhia para mais ninguém.
Aprenda a viver com a solidão, pois existirão momentos em que um dos dois irá viajar ou terá que fazer coisas sozinho, e então vc enfrentará os momentos de solidão com aquela saudade gostosa e sem se estressar.

Dica 2: A eterna batalha do casal
O relacionamento de um casal, desde o início e até o fim, passando às vezes pelo casamento, é sim uma guerra. E é uma guerra que precisa saber ser lutada, mas lutada com a sabedoria digna de Sun-Tzu, ou quem sabe, digna de Ogum.
De qualquer forma, não é apenas lutar e vencer, é lutar juntos. É pegar na mão do outro, segurar com firmeza e ao mesmo tempo proteger e se sentir protegido. É assim que qualquer relacionamento se torna bem sucedido. E não ache que estou falando que o sucesso de um relacionametno tem que ser necessariamente um casamento.
Estudando e trabalhando com Gerenciamento de Projetos (PMBOK), aprendi que o sucesso de um projeto é alcançado qdo atende às expectativas dos "stakeholders" (patrocinadores ou donos do projeto). Aplicando este conceito ao relacionamento, ele alcança o sucesso se atende às expectativas do casal. E se o casal espera que o relacionamento não dure, ele terá sucesso no seu fim. Meio paradoxal né? Mas é isso.
Largando o PMBOK de lado e voltando à guerra, é preciso saber o que o casal quer e então os dois ficarem alinhados no mesmo objetivo.

Dica 3: A eterna batalha individual
Falei anteriormente sobre dar as mãos e ir pra guerra juntos, mas diariamente temos nossas próprias batalhas, nossos próprios leões para serem mortos. Dia após dia no nosso trabalho e em qualquer outro relacionamento, temos problemas a serem resolvidos e para a maioria deles não poderemos contar com o outro (marido ou mulher). No máximo, apenas desabafar para ser ouvido ou ouvir alguma opinião.
Lute pelos seus problemas, lute com os seus problemas. Eles são seus e é seu dever resolvê-los.

Dica 4: A teoria dos mundos
Há muito tempo atrás, assistindo ao seriado Seinfeld, o personagem Gerge Contanza viveu um sério dilema, onde sua namorada estava penetrando em ambientes que ele considerava proibido e então ele veio com a Teoria dos Mundos em Colisão, que apesar de absurda, faz todo o sentido.
Existe o seu mundo, onde vc faz as suas coisas, conversa com seus amigos, fala as suas próprias besteiras e todo o resto. E existe o mundo do casal, onde vc interage com o outro e com parte do seu mundo particular tb.
E é aqui que entra a questão da privacidade. Busque a sua privacidade. Lute, defenda e motive a privacidade do outro tb. Procure ainda a privacidade do casal. E pense na teoria dos mundos: Mundo de um, mundo do outro e o mundo do casal. Não deixe nenhum mundo sumir e tb não deixe nenhum mundo colidir com o outro.
Lembre-se das "noites de jogos" com os amigos, ou da academia, compras e etc para as mulheres. Isso tudo é muito importante.
E para simplificar, pois eu adoro complicar, como diz a minha noivinha: "Num relacionamento existe o Eu, o Tu e o Nós"

Dica 5: Seja honesto
Nenhuma das outras dicas e nada de nada funcionará se vc não for honesto.
Seja honesto com seu companheiro. Seja honesto com seus amigos. Seja honesto com seus familiares. Mas sempre, seja honesto com você. Permita se conhecer. Procure lá dentro quem é vc e o que vc quer. E se compreenda. Entenda suas limitações e trabalhe elas. Enalteça suas qualidades e sinta-se orgulhoso delas. Se necessário, faça terapia, vá num psicólogo, converse com amigos, vá na igreja, ore, reza, peça, ou oq achar necessário. Mas faça! Não se acomode nunca.

Dica 6: Ame e seja amado
Ame seu parceiro, seu namorado, seu noivo, seu marido.
Ame sua mulher, sua esposa, namorada, sua eterna amante e amiga.
Ame a todos que mereçam ser amados.
Ame a si mesmo.
Permita que os outros te amem.
Seja amado.

Dica 7: Aprenda!
Aprenda a errar. Aprenda a levantar. Aprenda a aprender.
Saiba que vc pode sim errar, mas que vc tem o dever de erguer e tocar a bola pra frente. Eu não estaria aqui hoje se eu não tivesse acertado em tantas coisas. Tb não estaria se eu não estivesse errado tanto. Mas definitivamente estou aqui pois eu aprendi muitas coisas.


E por fim, alguns links que me fizeram pensar em muitas coisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão e opinião. Mas por favor, seja otimista! :)