segunda-feira, 4 de maio de 2009

Onde casar? Como casar?

Uma das decisões importantes que os casais devem tomar é a data do casamento e onde ocorrerá o grande evento de suas vidas. (pausa para musiquinha dramática)
Pois bem... pelo que eu acompanhei de alguns poucos casamentos, o mais difícil é achar uma igreja disponível, mas no nosso caso é um pouco diferente. Um casal de evangélicos, vão casar na igreja que eles frequentam. Um casal de católicos, casarão na igreja de seu bairro ou em qualquer outra, visto que os católicos não possuem uma ligação forte com a sua igreja (no sentido de edificação). Quando são de religiões diferentes, normalmente a opção da noiva prevalece.
Mas e quando o casal é espírita? Uai!? E espírita casa? Normalmente eles vão casar na igreja católica. Sim, é verdade. A maioria dos kardecistas vão pra igreja casar. E agora eu faço outra pergunta:
E os umbandistas? Esse povo casa? Sim... nós umbandistas casamos. Mas infelizmente com a maioria acontece conforme os kardecistas: Vão pra igreja católica casar. Normalmente a pressão social que se faz em torno do casal é grande e posso dizer por experiência própria que às vezes dá até vontade de casar numa igrejinha mesmo, só pra parar de ouvir algumas perguntas. Mas não acho justo ir pro terreiro 2 vezes por semana, trabalhar e tudo o mais e na hora de casar, ignorar este local e ir pra uma igreja pisarei no casamento e talvez nunca mais voltarei nela.

Então é isso... nosso casamento religioso será celebrado num Terreiro de Umbanda, pra ser mais exato, no Solar de Janaína. Teremos também um "casamento social", que será junto da recepção.

Aproveito para convocar a todos aqueles que pensam em se casar a nunca abandonar suas crenças e religiões. Sejam os noivos católicos, evangélicos, espíritas, candomblecistas, umbandistas, budistas ou o que for. A religião é uma parte muito importante na vida do casal e da família, então, neste primeiro passo juntos, não se esqueçam dela e lutem pelos seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão e opinião. Mas por favor, seja otimista! :)